Vegetação Brasileira

VEGETAÇÃO BRASILEIRA

A vegetação no Brasil é dividida entre grupos florestal e campestre. A vegetação florestal ocupa cerca de 60% do território brasileiro e o restante, a vegetação campestre.

VEGETAÇÃO CAMPESTRE

PAMPA: esta vegetação brasileira encontrada no Sul do país é exclusiva do Rio Grande do Sul em ocorrência do clima subtropical, é um tipo de vegetação constituído principalmente por arbustos, árvores pequenas, gramíneas e plantas rasteiras.
CERRADO: é predominante na região central do Brasil e apresenta aspecto seco, parecido com o das savanas encontradas principalmente na África. O tipo de vegetação é caracterizado pelo clima tropical sazonal, em que no inverno é seco e no verão chove.
CAATINGA: se localiza no Sertão Nordestino, onde o clima e semiárido e chove pouco. Em virtude disso surgem plantas que se mantêm com pouca água, chamadas de xerófilas que se tem como exemplo os cactos. Na caatinga também surgem plantas como facheiro e mandacaru, mas como se favorecem de umidade pode crescer também na caatinga árvores como aroeira, baraúna e juazeiro.
PANTANAL: o pantanal inclui parte dos estados do Mato Grosso do Sul chegando ao Paraguai. Nas áreas alagadas surgem as gramíneas, enquanto os arbustos e palmeiras crescem nas áreas onde o alagamento ocorre de forma ocasional.

VEGETAÇÃO FLORESTAL
AMAZÔNIA: a Amazônia com seu clima equatorial quente e úmido engloba toda a região Norte, além de partes dos estados do Mato Grosso e do Maranhão e alguns países que fazem parte da fronteira com o Brasil. Na floresta Amazônica há grande variedade de espécies vegetais por exemplo: Castanheiro, cipó, guaraná, jatobá, palmeira, seringueira e vitória-régia. Infelizmente a floresta Amazônica é a vegetação brasileira mais atingida pelo desmatamento.
MATA DOS COCAIS:  De clima equatorial úmido e equatorial semiárido, as Matas dos Cocais é localizada entre os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. O babaçu é uma arvore típica desse local e outras árvores de grande porte, especificamente como açaí, buriti e carnaúba.
MATA ARAUCÁRIAS: localizada no Sul do Brasil e em partes do estado de São Paulo, com seu clima subtropical. É predominante varias espécies vegetais como o pinheiro-do- paraná, árvores altas que mede mais de 30 metros, resultando uma floresta muito densa.
MANGUE: é alicerçado por vegetais halófilos, os quais são constituídos por arbustos e plantas que apresentam tronco fino e raízes aéreas. O tipo de vegetação é litorâneo, que abrangem regiões alagadas e onde o clima é tropical e subtropical.
MATA ATLÂNTICA:  é localizada principalmente na costa do Brasil. Seu clima é tropical, quente e úmido, esse clima e as chuvas facilitam sua grande biodiversidade, a maior do mundo considerando cada hectare. As espécies são cedro, imbaúba, ipê, jambo, palmiteiro, pau-brasil e peroba, ainda se pode encontrar nativa em 8% de sua área.



REFERÊNCIAS
TODA MATÉRIA. Vegetação do Brasil. 2018. Disponível em:

Figura 1: Rodovia Ubá-Juiz de Fora
Fonte: arquivo pessoal.

Figura 2: Pau Brasil- CAIC.
Fonte: arquivo pessoal

                                                Figura 3: Guidoval-Mg
                                               Fonte: arquivo pessoal.


Figura 4: Miragaia- Mg. 
Fonte:arquivo pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas