CIÊNCIAS – As plantas
Este material tem por objetivo auxiliar os
docentes no uso de estratégias para tornar a aprendizagem dentro de sala mais
significativa através de práticas que oportunizem a vivência da teoria. O
conteúdo desta vez é sobre: plantas, sementes e flores.
Para enriquecer a aprendizagem sobre as fases
de desenvolvimento das plantas, vale a pena possibilitar que os alunos tenham
sua própria experiência com essa forma de vida. O que se sugere aqui é que o
professor promova uma atividade de plantio para que elas sintam e criem vínculo
com o conteúdo que passa a ser executado agora no objeto de pesquisa, no caso
aqui a própria planta da qual se fala.
Plantando
uma semente
A experiência de plantar uma semente talvez
seja a mais rápida devido ao tempo relativamente rápido com que uma semente
germina. Para a criança, pode ser uma experiência gratificante acompanhar um
processo tangível que a permita visualizar em estágios o rompimento da casca,
desenvolvimento do cotilédone e outros aspectos
Link- https://www.youtube.com/watch?v=L15RFpE8tzk&feature=youtu.be
Link-2 https://www.youtube.com/watch?v=mDv7hTj8tIo&feature=youtu.be
Cuidando
de uma flor
O trabalho com uma planta que dá flor pode ser
mais complicado, já que toda a dinâmica biológica acontece em um espaço interno
da flor dificilmente tangível/acessível; o que não impede que as crianças
também vivam uma experiência de cuidado com a planta que fez crescer. Aqui, o
objeto (a planta) continua servindo de auxílio para a criança, pois algumas das
partes fundamentais na reprodução das flores são visíveis a olho nu sem que
haja necessidade de abrir a planta ou algo mais agressivo que a machuque.
Link -3 https://www.youtube.com/watch?v=CsfCtx-DRdk&t=164s
Comentários
Postar um comentário