CIÊNCIAS – As plantas
Este material tem por objetivo auxiliar os docentes no uso de estratégias para tornar a aprendizagem dentro de sala mais significativa através de práticas que oportunizem a vivência da teoria. O conteúdo desta vez é sobre: plantas, sementes e flores.


Para enriquecer a aprendizagem sobre as fases de desenvolvimento das plantas, vale a pena possibilitar que os alunos tenham sua própria experiência com essa forma de vida. O que se sugere aqui é que o professor promova uma atividade de plantio para que elas sintam e criem vínculo com o conteúdo que passa a ser executado agora no objeto de pesquisa, no caso aqui a própria planta da qual se fala.



Plantando uma semente



A experiência de plantar uma semente talvez seja a mais rápida devido ao tempo relativamente rápido com que uma semente germina. Para a criança, pode ser uma experiência gratificante acompanhar um processo tangível que a permita visualizar em estágios o rompimento da casca, desenvolvimento do cotilédone e outros aspectos

      Link-  https://www.youtube.com/watch?v=L15RFpE8tzk&feature=youtu.be

      Link-2 https://www.youtube.com/watch?v=mDv7hTj8tIo&feature=youtu.be



Cuidando de uma flor

O trabalho com uma planta que dá flor pode ser mais complicado, já que toda a dinâmica biológica acontece em um espaço interno da flor dificilmente tangível/acessível; o que não impede que as crianças também vivam uma experiência de cuidado com a planta que fez crescer. Aqui, o objeto (a planta) continua servindo de auxílio para a criança, pois algumas das partes fundamentais na reprodução das flores são visíveis a olho nu sem que haja necessidade de abrir a planta ou algo mais agressivo que a machuque.

Link -3 https://www.youtube.com/watch?v=CsfCtx-DRdk&t=164s

Comentários

Postagens mais visitadas