Ar


                                                   AR



O ar é a mistura gasosa que forma a atmosfera terrestre. Pois além do vapor de água que aparece em diferentes situações, este fluido é composto por 78 partes de nitrogénio, 21 partes de oxigénio e 1 de órgão e outros gases similares, bem como umas centésimas de dióxido de carbono.

O termo é utilizado, por extensão, para fazer referência à atmosfera em geral e ao vento

O gás oxigênio é muito importante na respiração dos seres vivos, além de ser usado como comburente. Já o ozônio tem grande importância na chamada camada de ozônio, responsável por “filtrar” (absorver) os raios ultravioletas provenientes do Sol. Ele também desinfeta reações orgânicas.

Outros compostos que possuem oxigênio em suas estruturas possuem aplicações de várias formas, dependendo da presença de outros elementos.

O oxigênio percorre livremente em toda parte da natureza, na forma de gás oxigênio (O2) e gás ozônio (O3). Em compostos, ele ocorre na forma de água (H2O) e combinado com diversos outros elementos, formando compostos, tais como: óxidos, carbonatos, nitratos, proteínas, carboidratos, entre tantos outros.

Além dessas substâncias e de diversas outras, de uma minoria, o ar também apresenta gotículas de água, poeira, e até mesmo partículas de vírus, bactérias e outros micro-organismos.

Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo através dos pelinhos do nariz. Assim, ele quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz.

Na respiração esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração)

Outras importâncias do ar:

- Quando em movimento, podemos ter uma sensação agradável de frescor;

- Já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas vocais;

- Os ventos permitem a dispersão de sementes;

- Pode ocorrer a combustão de uma vela;

- As chuvas podem ser distribuídas e dispersas para diversos lugares;

- Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor utilizando somente o vento;

- Podemos encher bolas, pneus, boias e balões.

Quando a qualidade do ar não está apropriada, podemos desenvolver problemas sérios de saúde. As doenças provocadas pelos micro-organismos são um exemplo pois são inaladas através da respiração. Sendo assim, elas geralmente ocorrem quando esses seres vivos não foram filtrados pelo nariz, ou foram para dentro do corpo pela boca. A fumaça liberada por carros e indústrias também podem provocar problemas, como alergias e intoxicação.





  REFERÊNCIAS



 Conceito de ar: 13 e 15 de abril. Disponível em:

https://conceito.de/arto. Acesso em: 16 de jun. 2018.

Medeiros,Miguel.Quiprocura.29 de jun.2015.Disponível em: http://quiprocura.net/w/portfolio-item/oxigenio-e-ar/#comment-134  . Acesso em  16 de Jun. 2018.

Araguaia, Mariana. Equipe Escola Kids. Disponivel em: https://escolakids.uol.com.br/o-ar.htm. Acesso em: 16 de Jun. 2018.

                                               Figura 1: Fábrica de móveis  1. 
Fonte: arquivo pessoal


                                                          Figura 2: Fábrica de móveis 2.
                                                        Fonte: arquivo pessoal.


Comentários

Postagens mais visitadas