Escola Ativa: Cincos eixos.
Escola Ativa
Alfabetização e letramento se somam, e para atender à mudança ocorrida no processo de
ensino e aprendizagem da língua escrita, a Escola Ativa baseia esse conhecimento em torno
de cinco eixos. São eles:
• 1º EIXO – COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
• 2º EIXO – APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
• 3º EIXO – LEITURA
• 4º EIXO – PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
• 5º EIXO – DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
1º EIXO – COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
Ao trabalhar esse eixo, educador, você está introduzindo seus educandos no mundo letrado.
Trata-se do processo de letramento que não deve ser trabalhado separado do trabalho
específico da alfabetização. É preciso investir nos dois ao mesmo tempo.
2º EIXO – APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
Nosso sistema de escrita é alfabético. Seu princípio básico é o de que cada “som” é
representado por uma “letra”. Esse aprendizado é decisivo no processo de alfabetização, e se
realiza quando o educando entende que o princípio que regula a escrita é a correspondência
grafema-fonema.
3º EIXO – LEITURA
Não é necessário esperar que seu educando já saiba ler e escrever para iniciar o trabalho
com a leitura.
Para atender a esse eixo, você poderá trabalhar, desde o início da escolaridade, com os textos
que pertencem à tradição oral. São textos que as crianças normalmente conhecem, gostam
de cantar ou recitar, e memorizam com muita facilidade. Eles possibilitam avanços em
suas hipóteses a respeito da língua escrita, e propiciam problemas para diferentes níveis
de conhecimento. São os gêneros: parlendas, cantigas, músicas, poemas, quadrinhas etc.
Você deve, também, cuidar para que os textos sejam adequados, próprios das brincadeiras
de infância, divertidos e com um forte comprometimento lúdico. Uma vez memorizados,
o trabalho com eles flui com muita naturalidade.
4º EIXO – PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
Ao trabalhar com a produção escrita, estamos aqui iniciando um trabalho com a escrita
de textos.
6 a l f a b e t i z a ç ã o e l e t r a m e n t o 1 — c a d e r n o d o e d u c a d o r
Podemos definir muito simplesmente o que é um texto quando dizemos que é algo que
nos comunica alguma coisa. Não importa o tamanho, podendo existir textos grandes ou
pequenos, ou até mesmo textos com uma só palavra:
Ex.: CACHORRO, quando colocado em uma placa, na porta de uma casa.
5º EIXO – DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
Este eixo introduzido há bem pouco tempo no currículo da língua portuguesa, e reconhecido
pela Linguística e pela Pedagogia, é de grande importância na vida das pessoas, portanto,
deve ser também na escola objeto de atenção e estudo.
É importante propiciar aos educandos, principalmente às crianças oriundas de um meio
social menos favorecido, a ter acesso a uma língua de prestígio, mas precisamos também
respeitar a língua que ela adquiriu no meio familiar e social em que vive, sem discriminá-la.
Lembre-se, educador, que ao trabalhar qualquer conteúdo, você deverá sempre iniciá-lo
com atividades orais.
Comentários
Postar um comentário