Escola Ativa: Cincos eixos.



Escola Ativa 





Alfabetização e letramento se somam, e para atender à mudança ocorrida no processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, a Escola Ativa baseia esse conhecimento em torno de cinco eixos. São eles: 

• 1º EIXO – COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA

• 2º EIXO – APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA 

• 3º EIXO – LEITURA 

• 4º EIXO – PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS 

• 5º EIXO – DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE 



1º EIXO – COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA Ao trabalhar esse eixo, educador, você está introduzindo seus educandos no mundo letrado. Trata-se do processo de letramento que não deve ser trabalhado separado do trabalho específico da alfabetização. É preciso investir nos dois ao mesmo tempo. 

2º EIXO – APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Nosso sistema de escrita é alfabético. Seu princípio básico é o de que cada “som” é representado por uma “letra”. Esse aprendizado é decisivo no processo de alfabetização, e se realiza quando o educando entende que o princípio que regula a escrita é a correspondência grafema-fonema. 

3º EIXO – LEITURA Não é necessário esperar que seu educando já saiba ler e escrever para iniciar o trabalho com a leitura. Para atender a esse eixo, você poderá trabalhar, desde o início da escolaridade, com os textos que pertencem à tradição oral. São textos que as crianças normalmente conhecem, gostam de cantar ou recitar, e memorizam com muita facilidade. Eles possibilitam avanços em suas hipóteses a respeito da língua escrita, e propiciam problemas para diferentes níveis de conhecimento. São os gêneros: parlendas, cantigas, músicas, poemas, quadrinhas etc. Você deve, também, cuidar para que os textos sejam adequados, próprios das brincadeiras de infância, divertidos e com um forte comprometimento lúdico. Uma vez memorizados, o trabalho com eles flui com muita naturalidade. 

4º EIXO – PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS Ao trabalhar com a produção escrita, estamos aqui iniciando um trabalho com a escrita de textos. 6 a l f a b e t i z a ç ã o e l e t r a m e n t o 1 — c a d e r n o d o e d u c a d o r Podemos definir muito simplesmente o que é um texto quando dizemos que é algo que nos comunica alguma coisa. Não importa o tamanho, podendo existir textos grandes ou pequenos, ou até mesmo textos com uma só palavra: Ex.: CACHORRO, quando colocado em uma placa, na porta de uma casa. 

5º EIXO – DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE Este eixo introduzido há bem pouco tempo no currículo da língua portuguesa, e reconhecido pela Linguística e pela Pedagogia, é de grande importância na vida das pessoas, portanto, deve ser também na escola objeto de atenção e estudo. É importante propiciar aos educandos, principalmente às crianças oriundas de um meio social menos favorecido, a ter acesso a uma língua de prestígio, mas precisamos também respeitar a língua que ela adquiriu no meio familiar e social em que vive, sem discriminá-la. Lembre-se, educador, que ao trabalhar qualquer conteúdo, você deverá sempre iniciá-lo com atividades orais.  

Comentários

Postagens mais visitadas