Trabalhando os Sentidos com o 2º ano

Sentindo o que está a nossa volta


Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I da Escola SESI "José Alencar Gomes da Silva" realizaram uma atividade na aula de Ciências, tendo a oportunidade que colocar em prática o que estavam aprendendo sobre os sentidos.
A atividade consistiu em demonstrar aos alunos que uma simples receita no microondas, a de pipoca, por exemplo, pode mexer com mais de um de nossos sentidos.

Descrição da atividade:  Receita de Pipoca no micro-ondas

Que tal fazer pipoca no micro-ondas de um jeito um pouco diferente? Reúnam-se em grupos e sigam as orientações a seguir.

Do que vocês vão precisar:
  • 1 saquinho de papel, desses usados para guardar pão obtido em padarias (deve ser do tamanho ideal para colocar 4 pãezinhos);
  • 3 colheres de sopa de milho de pipoca;
  • um pouco de sal (uma colher pequena);
  • forno de micro-ondas.
Como fazer:
  1. Primeiro, vocês devem lavar e secar bem as mãos, porque vão mexer com um alimento;
  2. Verifiquem se o saco de papel está inteiro e limpo, sem nenhum furo e sem farelos nem pedaços de pão dentro;
  3. Um de vocês deve colocar o milho de pipoca dentro do saco. Enrolem a abertura do saquinho, para o milho não sair;
  4. Em seguida, o professor vai colocar o saquinho no micro-ondas e ajustar o tempo. Deve-se começar com 1 minuto. Se ainda estiverem ouvindo barulho do milho estourando, acrescentar mais 1 minuto. Proceder dessa maneira até haver um intervalo de cerca de 2 segundos entre os estouros.
  5. O professor vai aguardar alguns segundos para retirar o saquinho do micro-ondas, porque ele estará bem quente. Com bastante cuidado para não se queimar com o vapor quente, ele abrirá o saquinho.
  6. Agora, é só colocar as pipocas em um recipiente e acrescentar um pouco de sal.
Após o preparo da pipoca, os alunos responderam as seguintes questões:
  1. O que é necessário fazer com o saquinho de papel antes de colocar o milho?
  2. Uma pessoa que não enxerga pode realizar essa primeira etapa? Explique.
  3. Como o professor percebeu o tempo que deveria deixar o micro-ondas ligado?
  4. Vocês perceberiam se as pipocas queimassem? Como?
  5. Quais cuidados o professor teve depois de a pipoca ficar pronta?
  6. Como vocês perceberam se a quantidade de sal estava boa?
  7. Você conhecia essa maneira de fazer pipoca? O que achou dela?
Esta atividade teve o objetivo de demonstrar aos alunos como funciona alguns de seus sentidos na prática. Pôde ser trabalhado a visão, através da observação da pipoca estourando no micro-ondas. Olfato, pelo cheiro da pipoca. Audição, pelo barulho dos milhos estourando. Tato, quando tiveram que sentir os furos no saquinho e acrescentar os ingredientes. E paladar, ao experimentarem a pipoca.











Atividade realizada pela professora Denise Ferreira Maciel de Freitas,
com os alunos do 2º ano da Escola SESI. Fotos autorizadas pela professora.

Comentários

Postagens mais visitadas