Trabalhando os Sentidos com o 2º ano
Sentindo o que está a nossa volta
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I da Escola SESI "José Alencar Gomes da Silva" realizaram uma atividade na aula de Ciências, tendo a oportunidade que colocar em prática o que estavam aprendendo sobre os sentidos.
A atividade consistiu em demonstrar aos alunos que uma simples receita no microondas, a de pipoca, por exemplo, pode mexer com mais de um de nossos sentidos.
Descrição da atividade: Receita de Pipoca no micro-ondas
Que tal fazer pipoca no micro-ondas de um jeito um pouco diferente? Reúnam-se em grupos e sigam as orientações a seguir.
Do que vocês vão precisar:
- 1 saquinho de papel, desses usados para guardar pão obtido em padarias (deve ser do tamanho ideal para colocar 4 pãezinhos);
- 3 colheres de sopa de milho de pipoca;
- um pouco de sal (uma colher pequena);
- forno de micro-ondas.
Como fazer:
- Primeiro, vocês devem lavar e secar bem as mãos, porque vão mexer com um alimento;
- Verifiquem se o saco de papel está inteiro e limpo, sem nenhum furo e sem farelos nem pedaços de pão dentro;
- Um de vocês deve colocar o milho de pipoca dentro do saco. Enrolem a abertura do saquinho, para o milho não sair;
- Em seguida, o professor vai colocar o saquinho no micro-ondas e ajustar o tempo. Deve-se começar com 1 minuto. Se ainda estiverem ouvindo barulho do milho estourando, acrescentar mais 1 minuto. Proceder dessa maneira até haver um intervalo de cerca de 2 segundos entre os estouros.
- O professor vai aguardar alguns segundos para retirar o saquinho do micro-ondas, porque ele estará bem quente. Com bastante cuidado para não se queimar com o vapor quente, ele abrirá o saquinho.
- Agora, é só colocar as pipocas em um recipiente e acrescentar um pouco de sal.
Após o preparo da pipoca, os alunos responderam as seguintes questões:
- O que é necessário fazer com o saquinho de papel antes de colocar o milho?
- Uma pessoa que não enxerga pode realizar essa primeira etapa? Explique.
- Como o professor percebeu o tempo que deveria deixar o micro-ondas ligado?
- Vocês perceberiam se as pipocas queimassem? Como?
- Quais cuidados o professor teve depois de a pipoca ficar pronta?
- Como vocês perceberam se a quantidade de sal estava boa?
- Você conhecia essa maneira de fazer pipoca? O que achou dela?
Esta atividade teve o objetivo de demonstrar aos alunos como funciona alguns de seus sentidos na prática. Pôde ser trabalhado a visão, através da observação da pipoca estourando no micro-ondas. Olfato, pelo cheiro da pipoca. Audição, pelo barulho dos milhos estourando. Tato, quando tiveram que sentir os furos no saquinho e acrescentar os ingredientes. E paladar, ao experimentarem a pipoca.
Atividade realizada pela professora Denise Ferreira Maciel de Freitas,
com os alunos do 2º ano da Escola SESI. Fotos autorizadas pela professora.
com os alunos do 2º ano da Escola SESI. Fotos autorizadas pela professora.
Comentários
Postar um comentário