Sugestões de filmes, livros e atividades sobre bullying. atividades
FILMES
• A Classe
• Ben X – A fase final
• Bullying – Provocações sem limites
• Cyberbully
• Meu melhor inimigo
• Quase um segredo
• Extraordinário
• As vantagens de ser invisível
• Sete minutos depois da meia-noite
PROPOSTA DE ATIVIDADE
NOME DA ATIVIDADE: Jogo dos balões
NÍVEL DE ENSINO: Fundamental e Médio
MATERIAIS DE APOIO NECESSÁRIOS: aparelho de som e um CD de música animada, quatro balões de ar com tiras de perguntas em seu interior.
OBJETIVO(S) DA ATIVIDADE: discutir alternativas para lidar com situações como bullying e cyberbullying sem usar agressividade e/ou violência.
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: ± 1h30min.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
- Solicite que formem um único círculo.
- Informe que você colocará uma música e que, enquanto isso, um balão de ar passará de mão em mão.
- Explique que quando você parar a música, quem estiver com o balão deverá estourá-lo e pegar a tira de papel que estiver dentro dele. Em cada uma das tiras há uma situação relacionada ao bullying.
- A pessoa que ficou com o balão deverá ler a frase e completá-la. Mas há uma regra: a frase deverá ser completada sem ser usado nenhum tipo de violência. Por exemplo: Os amigos de João vivem dizendo que ele “fede” devido à cor da sua pele. Daí, João respondeu que no Brasil o racismo é crime, e que eles poderiam ser denunciados por conta disso.
- Se a pessoa que tiver que continuar a frase não souber, quem estiver à sua direita responde. As outras pessoas poderão ajudar quando necessário.
- Repita a atividade até as quatro questões serem respondidas.
Depois de completadas, abra para a discussão a partir das seguintes perguntas:
1. O que é bullying?
2. O que é cyberbullying?
3. O que diferencia o bullying e o cyberbullying de outros tipos de
violência?
4. O que precisamos fazer para resolver situações de bullying em
nossa escola e em outros espaços de convivência?
EXEMPLO DE TIRAS DE APOIO QUE PODERÃO ESTÁ DENTRO DOS BALOES
• Maricota é zoada pelos seus colegas por conta do seu sotaque pernambucano. Na semana passada, Maricota errou na hora de chutar a bola e um colega a chamou de “baiana burra”. A partir daí, sua vida virou um inferno. Era só passar pelos corredores que escutava alguém pedindo um acarajé ou chamando-a de “cabeça chata”. Maricota, então...
• Cláudio é gay e não esconde isso de ninguém. Só que basta ele aparecer no portão da escola que um grupo de meninos e meninas já começa a ofendê-lo. Outro dia, entrando em um site de relacionamento, viu que alguém havia postado uma foto dele, e várias pessoas fizeram comentários muito desagradáveis. Ele já está cansado dessa situação e resolveu que iria procurar ajuda em ...
• Marta tem um problema físico e, por conta disso, caminha com certa dificuldade. Um dia, passeando com as amigas, elas começaram a dizer que jamais o Felipe – o menino de quem Marta gosta – ficaria com ela por conta do seu problema. Pouco depois, suas amigas começaram a rir do jeito dela andar, chamando-a de “pata choca”. Essa situação continuou a acontecer na escola. Marta resolveu que ...
• Júlio foi até o posto de saúde pedir preservativos. Lá chegando, encontrou um grupo de colegas que tinha ido tomar vacina contra a Hepatite B. Quando ele falou que tinha ido buscar preservativos, seus colegas começaram a zoar, dizendo que Júlio devia ser gay ou usuário de drogas e que, por isso, usava preservativo. No dia seguinte, quando Júlio chegou à escola, o mesmo grupo de colegas começou a zoar com ele, chamando-o de “Rosinha”. Júlio ficou muito chateado, mas ...
Livros
Mentes perigosas nas ESCOLAS
BULLYING
• Um dos primeiros livros a tratar da violência e intimidação nas escolas em edição revista e ampliada A questão do bullying recebe cada vez mais espaço na sociedade brasileira e a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é uma das pioneiras em abordar o tema de forma simples e objetiva com pais e educadores. Bullying – mentes perigosas nas escolas está de volta às livrarias com uma edição revista e ampliada que ajudará os adultos a compreender melhor as diversas facetas da intimidação, suas consequências e o momento de procurar ajuda profissional. O impacto do bullying sobre as crianças e adolescentes tem chamado a atenção de professores, psicólogos e também do poder público.
A face oculta, uma história de bullying e cyberbullying
• Humilhação, hostilidade, ataque, difamação e covardia é uma fórmula que tem nome: bullying ou cyberbullying. Luciana sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador, trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o "mundo real". No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido. A situação se agrava no colégio quando Leonardo envolve Marcelo na prática do cyberbullying para difamar Henry, outra vítima desse tipo de afronta. Luciana e Henry são as vítimas. Leonardo e Marcelo, os agressores. Quem vai tomar uma atitude para coibir essa guerra?
Ódio, violência virtual e profissão docente
CYBERBULLYING
• A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada e mediada pelas tecnologias digitais em rede no ciberespaço e nas cidades. Este híbrido entre os territórios físicos, eletrônicos e simbólicos configuram o contexto onde diversos fenômenos vem emergindo. Com a possibilidade concreta de comunicação em rede - por conta da liberação do polo da emissão, da convergência de tecnologias, mídias e linguagens, da comunicação global e generalizada - novos arranjos espaço/temporais dão lugar a autorias diversas.
Expressões de cidadania, culturas, outras formas e modos de ser, pensar e viver estão instituídos por todos nós, direta ou indiretamente, em tempos de cibercultura.
Comentários
Postar um comentário