Redes Sociais versus Ética uma relação possível

 As redes sociais estão presentes em todo o mundo virtual; são sites e plataformas em diversas dimensões como: profissional, de relacionamento, dentre outros. Mas esse conceito, é muito antigo: dentro da sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é usado para fazer análises interativas entre os indivíduos,  grupos, organizações desde o século XIX.  A sociologia aborda os valores éticos e morais ao refletir sobre como essa temática pode influenciar  as redes sociais de forma que venha a estimular o pensamento crítico levando a refletir sobre o que postar,  como postar e se o conteúdo irá ferir o público virtual. É necessário pensar e estar preparado para opiniões opostas. 

Apesar da ética e moral serem sempre confundidas, elas não possui o mesmo conceito. De acordo com Alves (2015), a moral é responsável pela criação das normas de conduta, já na ética se foca em estudar o comportamento humano. Diante do exposto desse autor, a ética deve considerar todas as morais ao longo da história (sem privilegiar ou desprivilegiar a sociedade). E, com advento e crescente utilização das redes sociais, uma reflexão sobre o uso ético das mídias sociais é indispensável. Ao refletir sobre isso, estamos analisando criticamente o nosso comportamento e a liberdade de expressão não podem transformar-se em cidadãos irresponsáveis e que não medem as consequências dos próprios atos. É necessário ter cautela com as brincadeiras, a exposição (própria e dos outros) e a forma como se descreve as situações e as pessoas envolvidas.

Vamos Refletir...




Pensando nisso...








 


    Referências

ALVES, Débora. Bate Papo: ética nas redes sociais. Vídeo YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=98kl8gIQdWA. Acesso em: 02 de maio de 2022.

ALVES, Gabriel da Fonseca. Ética nas Redes Sociais. Trabalho de Conclusão de Curso, (2015).


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