Cólera


        Conhecida desde a antiguidade, teve sua primeira epidemia global em 1817, porém ela chegou ao Brasil no ano de 1885, invadindo os estados do Amazonas, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Em 1893 a doença chegou a São Paulo, alastrando-se tanto na capital quanto no interior do estado. No entanto, no final do século XIX, o governo brasileiro declarava a doença erradicava de todo o país. Cerca de um século depois, em abril de 1991, a cólera chegou novamente ao Brasil. Vindo o Peru, fez sua primeira vítima na cidade de Tabatinga, Amazonas.
A cólera é uma doença infecciosa que ataca o intestino dos seres humanos. A bactéria que a provoca foi descoberta por Robert Koch em 1884. Ao infectar o intestino humano, essa bactéria faz com que o organismo elimine uma grande quantidade de água e sais minerais, acarretando séria desidratação. Quanto o vibrião é ingerido, instala-se no intestino do homem. Esta bactéria libera uma substância tóxica, que altera o funcionamento normal das células intestinais. Surgem, então, a diarreia e o vômito. A bactéria da cólera pode ficar incubada de um a quatro dias. Quando a doença se manifesta, apresenta os seguintes sintomas:
·         Náuseas e vômitos;
·         Cólicas abdominais;
·       Diarreia abundante, esbranquiçada como água de arroz, determinando a perda de até um litro de água por hora;
·         Cãibras.
         
 A entrada da cólera no Brasil provocou epidemia nas regiões com piores condições socioeconômicas, porém com menor magnitude do que no vizinho Peru. O comportamento da cólera indica seu estabelecimento enquanto doença endêmica no continente.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas